CURIOSIDADES SOBRE A PÁSCOA CRISTÃ.


Abaixo da linha do equador não há pecado, quero dizer, entramos no outono. Hehe.
Se você costuma olhar o calendário e o céu a noite já deve ter visto que temos lua cheia e estamos na véspera da Páscoa. Não por mera coincidência a lua é enorme no maior feriado católico.

A Páscoa não tem uma data definida porque a sexta-feira da paixão deve cair sempre numa sexta-feira (óbvio), mas não numa sexta qualquer e sim na sexta-feira que está dentro da semana da quarta lua cheia após o Natal. Ou seja, 4 luas cheias depois do Natal é Páscoa e daí o carnaval tem que ser 40 dias antes.
A quarentena de penitência que antecede a Páscoa faz alusão aos 40 dias de jejum que Jesus se submeteu num deserto. Como a Bíblia é cheia de analogias esse deserto não precisa ser exatamente um lugar ermo, mas só uma forma de abdicação dos prazeres carnais (coisas da religião).
Já o coelhinho e os ovos de chocolates que estão mais ligados ao comércio também tiveram sua origem na religiosidade.

O coelho porque é o primeiro animalzinho que sai da toca quando acaba o inverno. O início da primavera na Europa coincide com a Páscoa. E o ovo é sobre o ato de o pintainho romper a casca para sair à vida. Ambos, coelho saindo da toca e pintainho do ovo, fazem alusão a Cristo que se liberta do sepulcro, é a ressurreição depois de sua morte na cruz.
Depois disso a Igreja celebra o segundo domingo da Páscoa, terceiro, e outros tantos simbolizando o dia perfeito, quando a luz venceu as trevas. O dia que não tem fim.
Católico, religioso, ou não.
Feliz Páscoa.
(leonelonline.blogspot.com)

Copyright © Sistema Online. Designed by OddThemes